Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ julga hoje mandado de segurança em que Advogados da União defendem suas atribuições no Consultivo

    O Superior Tribunal de Justiça julgará na tarde de hoje o Mandado de Segurança n. 10272, cuja impetrante é a Associação Nacional dos Advogados da União. O MS foi impetrado em 2004, e tem como objetivo anular atos do Advogado Geral da União que previam a lotação de membros da carreira de Procurador Federal no Gabinete do próprio AGU, órgão que, por ser da Administração Direta, é de lotação privativa de Advogados da União.

    Como é de conhecimento notório, a carreia de Procurador Federal teve como origem as carreiras que haviam de Procurador Autárquico e Fundacional, e tem como competência a defesa judicial e o assessoramento jurídico das autarquias e fundações. Os Advogados da União, que tem competência para atuar na representação judicial da União e no assessoramento jurídico da Administração Direta do Poder Executivo, defendem que essa atribuição é privativa da carreira, e que portanto há desrespeito à Lei e à Constituição Federal.

    Já há parecer favorável do Ministério Público Federal. Aguarda-se agora o julgamento da ação pelo STJ.

    Os Advogados da União pretendem fazer grande mobilização durante o julgamento, de forma a sensibilizar os Ministros quanto à importância da manutenção da Lei Complementar e da Constituição Federal. Se ontem foi dia de demonstração da força da carreira na Câmara dos Deputados, hoje esta mesma força e coesão deve também estar presente no Superior Tribunal de Justiça.

    • Publicações483
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-julga-hoje-mandado-de-seguranca-em-que-advogados-da-uniao-defendem-suas-atribuicoes-no-consultivo/2899334

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)